segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações

1.5 - Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações


Atualmente nas escolas um novo paradigma surge no processo de ensinar e aprender. Professor e aluno aprendem na interação por meio de projetos, ou seja, ambos aprendem a produzir levantar hipóteses, fazer análises e reconstruir o conhecimento. Nesse sentido o professor deixa de ser um simples reprodutor do conhecimento e passa a ser um mediador da aprendizagem. A pedagogia de projetos vem reformular a postura do professor, onde o projeto deve partir dos interesses e necessidades dos discentes e não como imposição da instituição. Ele surge da problemática do contexto social, da realidade concreta, por isso é fundamental a abertura do professor para acompanhar efetivamente o percurso do aluno. Segundo Brito relata:
Para fazer a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. (2009. p. 80).

Assim, e de suma importância que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica, isto é, que ele seja capaz de intervir no processo de ensino aprendizagem destes alunos. Mesmo diante das dificuldades família e escola devem caminhar juntas com o mesmo objetivo, no intuito de integrar nossos alunos na sociedade. Portanto, pedagogia de projetos, embora que para alguns professores tornou-se desafio, hoje vejo de forma bastante relevante, pois a participação de todos contribui para a interação com a realidade da comunidade escolar e do mundo em que vivem, consolidando um espaço democrático que conduz à compreensão.


                                                                              

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