terça-feira, 12 de julho de 2011

Contextualizando a Mudança: da Teoria à Pratica (3.2)


 Contextualizando a Mudança: da Teoria à Pratica (3.2)
As tecnologias e as mídias ganham espaços hoje no contexto escolar, que ao refletir nos faz ficar temerosos diante de tal mudança. Porém, nos educadores, precisamos entrar nesta nova visão de ensinar e aprender. Enquanto não nos envolvermos nesta nova abordagem de ensinar, nosso alunado não sentirá nem um pouco a vontade de aprender. As crianças hoje aprendem de forma diferente, elas não querem mais saber de quadro e giz, tão pouco de textos em cartazes entre outras metodologias que não é do interesse delas. As crianças sentem o desejo de pertencem a esse mundo da internet porque quer interagir com o mundo, pois não gosta de ficar ali centrada apenas a sala de aula, e sim, sentem a necessidade de trocar informações entre si se envolvendo nesta nova cultura de ensinar. Para isso, a escola precisa mudar a sua postura, ou seja, nós precisamos restaurar a escola para que ela se situe nas habilidades do século XXI. Diria inclusive quem primeiro precisa mudar é o professor, o mesmo é a figura principal. A propósito na minha prática cotidiana estou tentando valorizar essa nova abordagem de ensinar.
Sempre em minhas reflexões cotidianas questiono qual seria a forma mais legar de ensinar. Precisamos ter uma prática voltada para o diálogo com nossos alunos, no qual eles possam estabelecer também junto ao professor qual a fórmula que dá prazer em aprender. Pedro Demo em sua entrevista relata:

 “A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso”.

Até concordo com as palavras de Demo, porém precisamos entender que para a escola tudo é muito novo, e o novo na maioria das vezes intimida. Sabemos que são muito vastas as informações contidas na internet e que também é um intercâmbio de troca de informações e isso leva nossos aprendizes a ter prazer e sentir motivado a interagir com todas essas informações.
Enfim, vejo que hoje já temos profissionais que busca fazer o diferente para que não venha a ter complicações no futuro, e que para o professor também é o caminho de muitas descobertas e troca de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário