terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto: No mundo das fábulas


JUSTIFICATIVA

Mediante a necessidade de inovações em sala de aula e considerando a dificuldade na escrita, leitura, reescrita e produção de texto, surgiu à ideia de trabalhar com o gênero textual fábulas, por ser uma leitura de fácil compreensão dos alunos. Aqui será um espaço bastante gratificante, pois irá motivar nosso alunado a elaborar melhor a interpretação a cerca de tudo que lê e vive em seu cotidiano, elevando assim, sua auto-estima através da arte, da música, da dança, da dramatização de textos que são transformados em peças teatrais. A propósito a fábula é uma narrativa curta em prosa ou verso, que apresenta, via de regra, uma moral ao final de cada texto. De modo geral, os personagens são animais que pensam, sentem, agem e falam como se fossem pessoas, ou seja, assumem comportamento humano, relevando questões relacionadas às relações éticas, políticas ou questões de comportamento.
O responsável por introduzir as fábulas na tradição escrita, foi Esopo, no século VI a.C., na Grécia Antiga. Muitos séculos depois a escrita das fábulas foi retomada por diversos escritores e no século XVII, coube ao francês La Fontaine, o redirecionamento e a renovação deste gênero. Temos também outros autores como Monteiro Lobato, Millor Fernandes, José Justiniano entre outros que também merece destaque. Portanto, os discentes terão a oportunidade de vivenciar usando toda a sua imaginação e no final de toda a trajetória fazer a reescrita utilizando o computador que hoje é uma ferramenta de muita importância.

OBJETIVO GERAL

 Contribuir com a formação de leitores e escritores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.

DESENVOLVIMENTO

Conversa informal com os discentes sobre fábulas;
Apresentação de um vídeo na sala de multimídia (discussão sobre as características do gênero, apresentação de uma fábula);
Interpretação oral e escrita do vídeo trabalhado( A cigarra e a formiga);
Confecção de máscaras com os personagens para dramatizações;
Entrevistas com os pais na busca de conhecer outras fábulas;
Reescrita da fábula utilizando o computador como ferramenta de apoio.

AVALIAÇÃO

Será analisado o nível de conhecimento dos alunos referentes ao gênero textual fábulas através de: observação, participação, confecção sugerida e reescrita dos textos.


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