segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto: Pequenos consumidores


Atividade 1.4 – BANCO DE PROJETOS
PROJETO: Pequenos consumidores


Ø  JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho tem o intuito de promover discussão sobre a sociedade de consumo, sensibilizando os alunos quanto ao custo real dos produtos e serviços, realizado por alunos do 2º ano “A” do ensino fundamental I da Escola Municipal Francisco “Leonis Gomes de Assis”. 
Ao comprar alguma mercadoria é preciso primeiro fazer pesquisa, no qual os alunos possam perceber que outros supermercados lhe dão opções dos mais variados preços. Esse era nosso papel de consumidores participativos, críticos e conscientes. Além disso, tínhamos em mente registrar nossas pesquisas em tabelas e gráficos para verificação desses dados obtidos no Supermercado Santo Antônio e Atacadão Vicunha. Enfim, a pesquisa realizada proporcionou momentos de descontração e lazer para nossos alunos, pois foi uma pesquisa no qual ficará marcada na mente de cada um.

Ø  OBJETIVO GERAL:

       Contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel de consumidores participativos e críticos, sensibilizando os alunos quanto ao custo real dos produtos e serviços.

Ø  OBJETIVOS ESPECIFICOS:

       Conhecer a organização dos produtos do supermercado;
       Observar os mais variados preços dos produtos;
       Ler listas de compras, mesmo quando ainda não sabe ler, utilizando as estratégias de leitura;
       Comparar preços de produtos em supermercados diferentes;
       Vivenciar o processo de compra e venda através do faz de conta;
       Montar tabelas e gráficos com as pesquisas feitas;
        Ampliar seus conhecimentos acerca do sistema monetário.

Ø  SITUAÇÃO PROBLEMA:

       Cidadão: como fazer valer seus direitos?
       Como ser um consumidor consciente?

Ø  AÇÕES:

       Levantamento de hipóteses sobre a importância das pesquisas feitas;
       Listagem de produtos básicos do cotidiano familiar;
       Visita a supermercados;
       Debates e discussão dos resultados obtidos;
       Construir e analisar tabelas e gráficos;
       Montar com os alunos um supermercado para vivenciar o processo de compra e venda.

Ø  AVALIAÇÃO:

Será mediante a observação, participação nas pesquisas feitas e realizações de trabalhos em grupos na construção de gráficos.




Ø   

ATIVIDADE 1.4 – BANCO DE PROJETOS
TEMA DO PROJETO: Pequenos consumidores
RELATO DA EXPERIÊNCIA


A ideia do projeto partiu da necessidade de se trabalhar com tabelas e gráficos em sala de aula, no qual sem dúvida foi muito prazeroso não só para os alunos como principalmente para o professor pela experiência marcante e inesquecível. Aqui foi vivenciado momentos de muito aprendizado, onde eles demonstraram estarem bastante satisfeitos com suas pesquisas e o desejo da busca pelos produtos. Diria que hoje meus alunos não mais compram sem antes pesquisarem o preço, pois era notório a diferencia de produtos nos supermercados. Além disso, apesar de serem crianças aqui estava sendo formado um pequeno cidadão críticos e conscientes de seus direitos e deveres e consumidores.




               

Pedagogia de Projetos: Fundamentos e Implicações

1.5 - Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações


Atualmente nas escolas um novo paradigma surge no processo de ensinar e aprender. Professor e aluno aprendem na interação por meio de projetos, ou seja, ambos aprendem a produzir levantar hipóteses, fazer análises e reconstruir o conhecimento. Nesse sentido o professor deixa de ser um simples reprodutor do conhecimento e passa a ser um mediador da aprendizagem. A pedagogia de projetos vem reformular a postura do professor, onde o projeto deve partir dos interesses e necessidades dos discentes e não como imposição da instituição. Ele surge da problemática do contexto social, da realidade concreta, por isso é fundamental a abertura do professor para acompanhar efetivamente o percurso do aluno. Segundo Brito relata:
Para fazer a mediação pedagógica, o professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, entender seu caminho, seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida. (2009. p. 80).

Assim, e de suma importância que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica, isto é, que ele seja capaz de intervir no processo de ensino aprendizagem destes alunos. Mesmo diante das dificuldades família e escola devem caminhar juntas com o mesmo objetivo, no intuito de integrar nossos alunos na sociedade. Portanto, pedagogia de projetos, embora que para alguns professores tornou-se desafio, hoje vejo de forma bastante relevante, pois a participação de todos contribui para a interação com a realidade da comunidade escolar e do mundo em que vivem, consolidando um espaço democrático que conduz à compreensão.